segunda-feira, 11 de novembro de 2013

RELATO DA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1 RELATO DA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O projeto de estágio IV em Ambientes não  Escolar “Just in Time: um conceito inovador na gestão de estoques”, visa abordar  a gestão de estoques como algo inovador, renovador,  com redução de custos para a empresa  garantindo  ao mesmo tempo qualidade e eficiência na entrega do produto, bem como a satisfação do cliente.
O estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9394/96), sendo necessária a formação do profissional a fim de adequar  essa formação às expectativas do mercado de trabalho, visando a fortalecer a relação teórica e prática, baseada no princípio metodológico de que o desenvolvimento profissional consiste em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal.
A prática deste estagio, em ambientes não escolar, proporcionou momentos de reflexão de nossas vivências, propondo uma (re)construção para constatar os equívocos e avanços apontados na práxis empresarial. Segundo Paulo Freire (1996), “é pensando criticamente a prática de hoje e de ontem que se pode melhorar a próxima prática.
Nossa prática IV,  em Ambientes não Escolar, foi realizada na Empresa Funilaria Alto Uruguai LtdaA Empresa foi fundada em 01 de junho de 2009, através de uma conversa em família, onde os dois sócios  manifestaram o desejo e o sonho  de  montarem seu próprio negócio.
Muitos desafios e dificuldades foram enfrentadas, ainda mais em um mercado de trabalho competitivo. Nome, empresa e trabalho desconhecido os sócios também enfrentaram dificuldades em fazer financiamentos para o investimento em máquinas e materiais de uso diário na empresa, mas aos poucos foram conquistando seu espaço e hoje a empresa conta com 6 funcionários dentre eles os dois sócios proprietários que trabalham em um regime de 44 horas semanais, na produção, concertos e instalação de calhas, algerosas, coifas, tubulação de ar, canos para fogão, exaustores eólicos. Os móveis e equipamentos são todos adequados para atender as necessidades  e  demanda de pedidos e  serviços solicitados. A produção dos produtos oferecidos é feita de acordo com pedidos solicitados e vendidos.
O nível de formação educacional dos sócios  proprietários  e funcionários  é do  nível  ensino médio.
A difusão da qualidade em todos os setores: Produção, materiais, Administração, resultam em sucesso para todos. E para que isso ocorra, constantes treinamentos são proporcionados pela empresa.
Esta é a Funilaria Alto Uruguai Ltda, uma empresa nova mas sólida, que busca a satisfação de seus clientes e o desenvolvimento de seus funcionários.
Como futuras pedagogas, percebemos que um trabalho nesta área e com este significado é de real importância uma vez que, nesta  empresa, nunca foi desenvolvido um projeto pedagógico, com objetivo de formar indivíduos, finalidade esta que foi  alcançada quando o processo de  abordagem e planejamento foi criado como uma prática que sublime a participação e a democracia, onde todos os envolvidos podem   participar e refletir sobre suas ações preservando a liberdade e a riqueza dos participantes do grupo.
As relações entre educação e trabalho estão cada vez mais presentes, tornando-se algo de investigação, para se compreender o lugar e papel da educação na empresa, percebendo como a empresa educa o trabalhador. Fica evidente que um trabalho pedagógico na empresa tem início a partir  das necessidades da empresa que tem como objetivo a educação técnica do trabalhador.
Como afirma Kunzer (1999, p.47):

Assim há uma pedagogia para ensinar a teoria e uma pedagogia para ensinar o conteúdo do trabalho ao trabalhador, como uma forma separada da educação como um todo.

Para que não ocorra uma fragmentação no processo de ensino do trabalhador são necessárias práticas especificamente pedagógicas na empresa, em virtude de se poder ensinar não só o que é absolutamente necessário, que é definido, evidentemente, pelo processo produtivo da empresa, estas devem ser voltadas para o ensino da tarefa que se dá durante o trabalho diário, numa prática que se processa na distribuição interna de saberes.
Assim Gangin (1983, p.220), nos afirma que “é necessário uma descrição da realidade (o que estamos fazendo), mas o essencial é o  julgamento desta realidade, na comparação com aquilo  que queríamos que fosse”.
Neste sentido  o planejamento de um projeto pedagógico na empresa irá nos auxiliar, pois partindo da necessidade tanto da empresa como dos funcionários,  busca-se desenvolver um trabalho que seja satisfatório para ambos os lados, sempre na busca de novos caminhos para se chegar a uma solução.
Realizamos esta prática no período vespertino, no período de (09) nove a (13) treze de setembro  de 2013, onde buscamos alcançar nossos objetivos após  termos sidos convidadas pelos sócios  proprietários a realizar este trabalho, por ser uma empresa nova, que busca novos conhecimentos e novos caminhos para  alcançar objetivos maiores.
Com este convite, nos sentimos desafiados a desenvolver o projeto que além de nos aproximar  de uma nova realidade  educativa  coloca-nos como fio condutor  para  abordagem do Just in Time (JIT) como um eficiente sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido ou transportado ou até mesmo comprado antes do tempo, uma vez que busca reduzir  estoques  e consequentemente redução nos custos da empresa.
Nos últimos tempos tem-se observado que as empresas estão cada vez mais competitivas e com isso estão buscando alternativas para a redução de custos sem prejudicar a satisfação e a perda do cliente e a gestão de estoques passa a ser primordial nesse contexto, uma vez que busca reduzir custos desnecessários por falta de planejamento e organização.
 Em micro-empresas, para Ching (2008), manter estoques tem seus riscos. Segundo o autor, para as empresas é complicado saber  a quantidade a ser comprada, uma vez que não se tem certeza do que os clientes podem solicitar e por outro lado, para complicar ainda mais, não é possível prever com exatidão, em certos casos, a entrega da matéria-prima para assim dar início a produção e abastecer os estoques.
Os estoques, no geral, como cita Moura (2004), camuflam os problemas de produção. Nesse sentido, os produtos devem ser projetados com a preocupação de serem produzidos facilmente, por isso que tanto a manutenção precisa ser aperfeiçoada para que as máquinas não parem ou deixem até mesmo de produzir a mercadoria, como também o tempo de troca e ajuste das peças ou ferramentas necessita ser diminuído.
Nessa intervenção foram utilizado materiais disponíveis na empresa e com isso contribuindo para  a construção do conhecimento  de forma prazerosa, onde o grupo  constrói  sentidos, interage vivencia, experiências e compreende a realidade que o cerca.  Desta forma, e considerando a enorme carência em relação à   novos conhecimentos é que passamos a desenvolver  as atividades conforme solicitação da empresa e com o apoio do sócio gerente na organização do espaço na instalação  de TV, DVD, organizando mesas e cadeiras  para ser  trabalhadas  as atividades propostas, beneficiando desta forma a todos os envolvidos.
O trabalho foi desenvolvido a partir da socialização e integração entre os participantes, dinâmica quebra-gelo. A atividade desenvolveu o entendimento  que o trabalho em conjunto é o fator primordial para que o sucesso seja garantido. Apresentação de vídeo Just in Time, a gestão de estoque como indispensável para as empresas que desejam manter-se no mercado competitivo. Tempestades de idéias onde os participantes tiveram a  oportunidade de relatar o que aprenderam e o que podem fazer para melhorar o sistema de gestão de estoque e produção. E a  elaboração de um fluxograma com objetivos e técnicas para o gerenciamento da gestão de estoque a serem seguidas para implantação do sistema Just in Time. Abordagem da importância do planejamento de um projeto pedagógico, embora o planejamento parta da realidade e seja dirigido pelas necessidades da empresa, não pode estabelecer nenhum princípio de dominação, apenas deve orientar o processo. tornando  clara e precisa a ação de organizar o que fazemos, de sintonizar ideias , com o objetivo de tornar uma ação mais eficiente.
Menegolla (2001, p.35), propõe que “planejar é tomar decisões, mas essas decisões não são infalíveis. O planejamento sempre está em processo, portanto em evolução e readaptação”.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste curto espaço de tempo em que atuamos na Funilaria Alto Uruguai Ltda podemos nos alimentar de uma vivência que, no meu caso específico, não conhecia: a vida como pedagoga em ambiente  não escolar.
 Termos este privilégio é como um laboratório a um químico, não basta à teoria, mas a prática e o conhecimento in loco. Acreditamos ter atingido nossos objetivos com êxito apesar das  inquietações, discussões e questionamentos enquanto estagiários, na busca de  colaborar e melhorar a qualidade do sistema de trabalho na empresa e  oportunizar também aos funcionários  maior conhecimento.
Percebemos e entendemos em um sentido mais amplo que o planejar é um processo que “visa a dar respostas a um problema estabelecido fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro”. Mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosóficos, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja.
Menegolla (2001, p. 24), explica que: “o planejamento é o instrumento básico de todo o processo educativo, que nos pode indicar as direções a seguir, contudo, este planejamento deve partir da realidade radical que é o homem e o seu viver”.
Neste estágio IV, acreditamos que foi possível uma aproximação entre o planejar e o aplicar, pois nos possibilitou a aproximação entre as teorias curriculares e a prática pedagógica administrativa em um ambiente totalmente inovador e desafiador, ou seja, dentro de uma  “empresa”.
Contudo, acreditamos que contribuímos e muito com o desenvolvimento do projeto Just in Time: um conceito inovador na gestão de estoques”, uma vez que nos possibilitou, dentro da empresa, realizar um trabalho pedagógico ativo, de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, possibilitando dessa forma os saberes educacionais a partir das questões vividas na prática educativa.


BIBLIOGRAFIAS

ALBIGENOS e MILITÃO, Rose. S.O. Dinamicas de Grupo. 7.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. São Paulo: Atlas, 2008.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Gandin, Danilo. Planejamentos com Práticas Educativas. São Paulo: Loyola, 1983

KUENZER,  Acácia. Pedagogia das Fábricas: As relações de produção e a educação do trabalhador. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1989.

MENEGOLLA, Maximiliano. Porque planejar? Como planejar?. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.


MOURA, Cássia. Gestão de Estoques: ação e monitoramento na cadeia de logística integrada. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004. 

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